terça-feira, 24 de maio de 2011

Olha outras danças para a festa Junina

          Estes vídeos só encontrei hoje, bom um é uma catira, outro é um vanerão mais moderno e ainda Country em espanhol bom acho que tenho repertório para os próximos anos...hahahah


Este vídeo é a dança catira musica Ladrão de Mulher - Chrystian & Ralf


Aqui temos o Grupo Texas Company dançando "Pra dançar Vanera"a música é do Alma Serrana

  

E por fim a coreográfia de uma turma dançando a música - No rompas mi corazón Caballo Dorado.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MAKES PARA FESTA JUNINA

Olaaaá pessoas, ai vão algumas makes para a FESTA JUNINA, 
especialmente para minhas alunas do 5º Ano!




Festa Junina !!!

           Tradicionalmente, nessa época do ano, nós professores estamos à volta com ensaio e preparações para a FESTA JUNINA, é uma correria só!
           Durante o mês de maio as vezes até antes fico pensando o que meus alunos poderão apresentar, primeiramente devo ter claro que, festa junina é para valorizar a cultura do nosso país, e que deve representar as particularidades de todas as regiões do país, seus costumes, seu vestuário, comidas, etc. Pensando nisso resolvi pesquisar, ahhh dessa vez tive uma ajudinha muito ESPECIAL, obrigado!!!
           Este ano sou professora do 5º ano em uma escola municipal, estive pensando no que eu poderia propor a meus alunos, inicialmente pensei em deixar eles escolherem a dança, então fui pesquisar quais danças representam a festa junina de cada estado, então vamos lá:

Quadrilha;
Boi bumbá;
Catira;
Vanerão
Forró.

           Apresentei vídeos dessas danças e eles escolheram CATIRA.


           Esse vídeo acima nos ajudará a definir os passos que eles farão, o meu 5º ano esta animado! 

Um pouco de história:
         
            Catira ou cateretê é uma dança do folclore brasileiro, em que o ritmo musical é marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos. Tem coreografia executada na maioria das vezes por homens (boiadeiros e lavradores) e pode ser formada por seis a dez componentes e mais uma dupla de violeiros, que tocam e cantam a moda.
É uma dança típica do interior do Brasil, principalmente na área de influência da cultura caipira (Mato Grosso, norte do Paraná, Minas Gerais, Goiás e partes de São Paulo e Mato Grosso do Sul).
             A coreografia da catira é quase sempre fixa, havendo poucas variações de uma região para outra. Normalmente é apresentada com dois violeiros e dez dançadores.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quinta-feira, 19 de maio de 2011


Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública.
Depoimento Resumindo o quadro da Educação no Brasil.

domingo, 8 de maio de 2011

DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA

Bem interessante...

DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:

• Conhecimento - Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão - Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação - Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise - Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese - Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação - Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou - 5)

COMPETÊNCIAS - Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou - 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.
METODOLOGIA - Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA - Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou - 3) Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento

HABILIDADES - O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO - Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR - CANTA. (+ ou - 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

DIA DO TRABALHO

Oi amigos, oi pessoas...

        Essa semana fiz algo que eu achei bem legal, pensei a principio em dar atividades interdisciplinares, porém sempre tive dificuldade em amarrar os conteúdos...será que dessa vez acertei?
        Acredito que tenha acertado sim pois meus alunos gostaram e participaram, por isso decidi postar, bom eu usei a Lousa Digital que é um recurso que tenho disponível na escola onde leciono. Mas é possível adaptar a sua realidade.