sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTES

 


É mais um ano letivo está terminando, e novamente os professores temporários farão outra prova para continuar em sala de aula, concordo com o coro que diz que a educação tem problemas e parte dela é culpa do professorado despreparado, que foi formado por universidades com cursos que não atendem o currículo exigido, esses cursos que deveriam ter sido avaliados por órgãos do governo como o Ministério da Educação ou Secretarias Estaduais, os mesmos que hoje avaliam os professores. Mas espere aí, no processo educacional de ensino e aprendizagem existem alguns passos antes da avaliação...

Isso deveria valer também para os professores, o governo do estado de São Paulo faz propaganda de como investe na capacitação dos professores, mas essa formação são para os efetivos, acho que também deveria se estender a todos, assim teríamos professores mais capacitados, simples né!



PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA DOCENTES
PERFIS PROFISSIONAIS
PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
(1º AO 5º ANO)
Competências Técnicas Gerais
1. Compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais.
2. Selecionar e utilizar diferentes recursos didáticos, ajustando-os às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
3. Gerenciar a classe, organizando o tempo, o espaço e o agrupamento dos estudantes, de modo a potencializar as aprendizagens.
4. Avaliar a aprendizagem dos estudantes através de estratégias diversificadas e utilizar a análise dos resultados para reorganizar as propostas de trabalho.
5. Analisar e utilizar o resultado de avaliações externas e de estudos acadêmicos para reflexão sobre suas ações reconhecendo pontos que necessitam mudanças.
6. Ser proficiente no uso da língua portuguesa em todas as situações sociais, atividades e tarefas relevantes para o exercício profissional.
7. Dominar os conteúdos relacionados aos temas sociais urgentes (saúde, sustentabilidade ambiental etc.) objetos da atividade docente e informar-se sobre os principais acontecimentos da atualidade que provocam impactos sociais, políticos e ambientais reconhecendo a si mesmo como agente social e formador de opinião no âmbito de sua atuação profissional.
8. Dominar os conteúdos relacionados às áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais) objetos da atividade docente.
9. Avaliar a eficiência de situações didáticas para a aprendizagem dos estudantes, envolvendo diferentes conhecimentos presentes no currículo escolar.
10. Pautar decisões e escolhas pedagógicas por princípios éticos democráticos de modo a não reproduzir discriminações e injustiças.

Fundamentação Pedagógica

Compreender os processos de desenvolvimento e de aprendizagem dos sujeitos considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais.
Conteúdos:
Processos de desenvolvimento: cognitivo, social, afetivo.
Competência
Identificar as principais contribuições da atividade escolar para o desenvolvimento dos alunos.
Habilidades
Identificar em situações do cotidiano escolar os elementos que favorecem o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo dos diferentes sujeitos.
Identificar, em diferentes situações descritas, aquelas que podem contribuir para o desenvolvimento de relações de autonomia e cooperação.
Teorias construtivista e sóciointeracionista de aprendizagem
Competência
Identificar os princípios nucleares das concepções teóricas.
Habilidades
Comparar diferentes propostas de atividade, relacionando-as às concepções subjacentes.
Identificar as explicações das teorias para as características do período de desenvolvimento referente aos anos escolares (06 a 11 anos).
Selecionar e utilizar diferentes recursos didáticos, ajustando- os às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
Conteúdos:
As diferentes naturezas dos conteúdos curriculares
Competência
Discriminar a diferença das condições de aprendizagem necessárias, conforme a natureza dos conteúdos.
Habilidades
Selecionar procedimentos didáticos adequados ao ensino de conteúdos de natureza diferentes.
Analisar situações didáticas no que se refere à sua adequação à aprendizagem de conteúdo procedimental.
Elementos constitutivos da situação didática
Competência
Proporcionar as condições de aprendizagem necessárias a um determinado conteúdo em uma determinada série.
Habilidades
Analisar situações didáticas discriminando objeto de ensino (conteúdo).
Escolher materiais adequados a diferentes situações/necessidades de aprendizagem.
Gerenciar a classe, organizando o tempo, o espaço e o agrupamento dos estudantes, de modo a potencializar as aprendizagens.
Conteúdo:
Modalidades didáticas e organizativas do tempo
Competência
Construir rotinas de trabalho para organizar o tempo didático de modo a oferecer situações didáticas necessárias à aprendizagem dos diferentes conteúdos/áreas.
Habilidades
Eleger, a partir de conteúdos a serem ensinados para um determinado grupo de alunos, as condições básicas, essenciais,
para que possam aprendê-lo.
Eleger as modalidades organizativas mais adequadas ao desenvolvimento de diferentes conteúdos.
Identificar uma boa rotina, no que se refere a diversidade e adequação da periodicidade das atividades.
Avaliar a aprendizagem dos estudantes através de estratégias diversificadas e utilizar a análise dos resultados para reorganizar as propostas de trabalho.
Analisar e utilizar o resultado de avaliações externas e de estudos acadêmicos para reflexão sobre suas ações reconhecendo pontos que necessitam mudanças.
Conteúdo:
Diferentes modalidades de avaliação da aprendizagem
Competências
Usar diferentes formas e instrumentos de avaliação.
Usar resultados do SARESP para tomada de decisões pedagógicas
Habilidades
Priorizar os conteúdos a serem ensinados a partir dos resultados do conjunto da classe.
Selecionar textos para leitura e/ou exercícios e/ou atividades adequadas a necessidades de aprendizagem dos alunos evidenciadas no resultado do SARESP.
Relacionar modalidade de avaliação à sua finalidade.
Língua Portuguesa
Ser proficiente no uso da língua portuguesa em todas as situações sociais, atividades e tarefas relevantes para o exercício profissional.
Conteúdos:
Produção de Textos
Competência
Elaborar textos organizados em diferentes gêneros, em especial os necessários à sua formação e exercício profissional (artigos expositivos; artigos de opinião; artigos de divulgação científica; relatórios analítico-reflexivos de trabalho; relatos de prática educativa; projetos de investigação didática; entre outros), sabendo adequá-los aos parâmetros da situação enunciativa (para quem escreverá, de que lugar social, com qual finalidade, em que lugar/esfera circulará, em qual portador e veículo será tornado público, em qual gênero se organizará).
Habilidades
Planejar textos organizados em diferentes gêneros, considerando os parâmetros da situação comunicativa e selecionando os recursos linguísticos adequados a estes parâmetros.
Textualizar os conteúdos semânticos levantados no planejamento, de modo a garantir ao texto coesão e coerência.
Revisar textos, buscando a obtenção da coesão e coerência dos mesmos e sua adequação aos parâmetros da situação de comunicação.
Leitura de Textos o Competência
Ler e compreender textos organizados em diferentes gêneros, em especial aqueles relevantes para a sua formação e atuação profissional (artigos expositivos; artigos de opinião; artigos de divulgação científica; relatórios analítico-reflexivos de trabalho; relatos de prática educativa; projetos de investigação didática; verbetes de dicionário e de enciclopédia; artigos enciclopédicos, textos literários em geral, entre outros), recuperando-lhes o contexto de produção como condição para uma maior aproximação dos sentidos pretendidos pelo autor.
Habilidades
Realizar antecipações, inferências locais e gerais, verificando
sua pertinência.
Articular trechos dos textos que lê – inclusive recursos não verbais, localizando, reduzindo, construindo e generalizando informações.
Reconhecer valores éticos, morais, estéticos veiculados nos textos, posicionando-se diante dos mesmos.
Identificar relações de intertextualidade e interdiscursividade
entre o texto que lê e outros textos.
Reconhecer nos textos o valor semântico e os efeitos provocados por recursos linguísticos utilizados neles.
Dominar os conteúdos relacionados aos temas sociais urgentes (saúde, sustentabilidade ambiental etc.) objetos da atividade docente e informar-se sobre os principais acontecimentos da atualidade que provocam impactos sociais, políticos e ambientais reconhecendo a si mesmo como agente social e formador de opinião no âmbito de sua atuação profissional.
Conteúdos:
Leitura e Produção de textos
Competência
Reconhecer a importância de acompanhar a circulação de textos em diferentes portadores para a ampliação, aprofundamento e revisão de seus conhecimentos profissionais, bem como para manter-se atualizado em relação às questões sociais.
Habilidades
Reconhecer a legitimidade de determinados meios e recursos de divulgação de informação.
Utilizar critérios para validar a pertinência e veracidade das informações obtidas, posicionando-se criticamente diante das mesmas.
Dominar os conteúdos relacionados às áreas de conhecimento
(Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais) objetos da atividade docente.
Compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos considerando as dimensões cognitivas, afetivas e sociais.
Conteúdos:
Concepção de Linguagem e de Escrita
Competências
Reconhecer a linguagem verbal como forma de ação interindividual, orientada por finalidades específicas, que se realiza nas práticas sociais existentes nos diferentes grupos de uma sociedade, nos distintos momentos de sua história.
Compreender que toda manifestação verbal é orientada por um conjunto de características definidoras do contexto no qual foi produzida, o qual determinou as escolhas – conscientes ou não - realizadas pelo enunciador: lugar social do enunciador, finalidade do discurso, interlocutor ao qual se destina, esfera na qual o discurso circulará, portador e veículo no qual será tornado público, gênero no qual será organizado.
Compreender que a linguagem verbal se realiza por meio de textos os quais se organizam, inevitavelmente em um gênero.
Reconhecer a escrita como sistema gráfico de representação da linguagem – e não código de transcrição da fala -, cujo processo de aprendizado não é perceptual, mas cognitivo, pressupondo um caminho progressivo de elaboração de idéias tanto sobre o que representa, quanto sobre de que maneira representa o que representa.
Compreender o processo de alfabetização como discursivo e parte de um processo mais amplo, que é o Letramento.
Habilidades
Reconhecer a necessidade de tomar como objeto de ensino na escola situações de linguagem típicas de diferentes espaços e esferas de circulação, em especial as que aconteçam em instâncias públicas que não a escolar.
Analisar a qualidade dos textos em função da sua adequação aos parâmetros da situação comunicativa definidos.
Recuperar, por meio da leitura, o contexto provável no qual o texto foi produzido, como forma de se aproximar dos possíveis sentidos pretendidos pelo autor.
Reconhecer as características dos gêneros dos textos que serão solicitados aos alunos – desde a alfabetização inicial - de modo que possa tematizá-las no processo de ensino.
Selecionar, seriando segundo a complexidade, gêneros e textos adequados às possibilidades de aprendizagem dos alunos, de maneira a possibilitar a reflexão sobre o sistema de escrita.
Propor atividades que permitam aos alunos aprender a produzir linguagem escrita antes mesmo de saber escrever convencionalmente.
Eleger, em situações de aprendizagem do sistema, atividades nas quais os alunos leiam, escutem, produzam textos legítimos e não palavras ou frases soltas e descontextualizadas.
Linguagem Oral e Linguagem Escrita: relações e especificidades.
Competências
Compreender que o que diferencia fundamentalmente a linguagem oral da linguagem escrita não é a realidade material gráfica ou fônica de seus discursos, mas a relação colocada entre o momento de produção desse discurso e o momento de publicização do mesmo, ou seja: o discurso (e o texto) escrito é planejado, revisado e produzido antes de ser dado a conhecer ao seu interlocutor. O discurso oral, embora possa ser planejado com antecedência e prever, no momento de fala, a utilização de recursos de várias naturezas (gráficos, videográficos, escritos, entre outros), é sempre realizado no mesmo momento em que é dado a conhecer ao interlocutor.
Considerar, nas situações que envolvam oralidade, a necessidade de o aluno articular às demais habilidades, a de obter boa entonação, adequar a prosódia à interpretação, ter boa dicção para garantir compreensão, regular altura da voz para poder ser ouvido, utilizar recursos adicionais para sofisticar a interpretação e cativar o leitor (lenços, trajes, objetos, instrumentos, em uma contação de história, por exemplo).
Habilidades
Diferenciar situações de comunicação oral, escrita e de oralidade, sabendo quais conteúdos estão implicados no aprendizado de cada uma delas e, portanto, quais devem ser tomados como objeto de ensino.
Identificar gêneros de linguagem oral e escrita que devem ser objeto de ensino no Ciclo I.
Relacionar sequências de atividades ao ensino de produção de textos orais ou escritos, organizados em diferentes gêneros.
Propor situações de ensino nas quais o foco sejam as características específicas da oralidade.
Os Conteúdos de Língua Portuguesa
Competências
Reconhecer que a materialidade do discurso, os textos, é definida por aspectos de distintas naturezas - discursiva, pragmática, textual, gramatical e notacional – os quais devem constituir-se como conteúdo de ensino.
Compreender que as práticas de linguagem, além de envolverem os aspectos específicos da realidade material que é o texto, abrangem também comportamentos, procedimentos e capacidades de produção, escuta e leitura de textos e, ainda, as capacidades de linguagem fundamentais.
Habilidades
Identificar os conteúdos fundamentais de Língua Portuguesa, em suas especificidades e inter-relações.
Identificar como aspecto discursivo fundamental, a adequação do texto ao contexto de produção, tomando essa análise – e o decorrente ajuste do texto - como prática de ensino regular, incluindo essa condição nos critérios de avaliação.
Identificar aspectos textuais básicos, como os aspectos relativos à coesão textual – tanto referencial, quanto seqüencial – e coerência – ao tema, ao gênero, assim como os relativos à paragrafação e pontuação.
Identificar como aspectos gramaticais os relativos à morfologia, sintaxe, ortoepia, acentuação, ortografia, estilística, como, p.e., concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, adequação do tempo verbal, recursos metafóricos e metonímicos, entre outros.
Propor – tanto no processo de produção, revisão, ou leitura/escuta de textos - atividades nas quais sejam tematizados os diferentes aspectos do conteúdo, considerando-se sempre o funcionamento efetivo da linguagem.
Identificar a especificidade dos comportamentos, procedimentos e capacidades de produção, escuta e leitura de textos, reconhecendo-os como conteúdos de ensino que constituem a proficiência linguística dos alunos.
Propor atividades nas quais tais aspectos sejam tomados como conteúdo de ensino.
Diagnosticar necessidades de aprendizagem referentes ao trabalho com todos os aspectos linguísticos implicados no processo enunciativo.
Gerenciar a classe, organizando o tempo, o espaço e o agrupamento dos estudantes, de modo a potencializar as aprendizagens.
Avaliar a aprendizagem dos estudantes através de estratégias diversificadas e utilizar a análise dos resultados para reorganizar as propostas de trabalho.
Analisar e utilizar o resultado de avaliações externas e de estudos acadêmicos para reflexão sobre suas ações reconhecendo pontos que necessitam mudanças.
Selecionar e utilizar diferentes recursos didáticos, ajustando-os às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
Conteúdos:
Princípios de Organização Curricular
Competência
Compreender que os conteúdos a serem trabalhados ao longo do ano ou de um ciclo de ensino precisam ser distribuídos de acordo com critérios que permitam uma progressão coerente tanto no que se refere às necessidades de aprendizagem dos alunos considerando o projeto educativo da escola; quanto no que tange às possibilidades de aprendizagem colocadas para os mesmos nos diferentes momentos do processo de conhecimento; quanto no que se refere à natureza e especificidades dos conteúdos.
Habilidades
Reconhecer que o currículo de Língua Portuguesa precisa organizar-se a partir de critérios que estabeleçam uma progressão entre os conteúdos.
Identificar os seguintes critérios como pertinentes e relevantes para que essa progressão seja estabelecida: possibilidades de aprendizagem dos alunos; grau de complexidade do aspecto a ser tratado (gêneros e textos mais ou menos complexos, p.e.); tratamento didático que será dado ao conteúdo nos diferentes momentos do processo de ensino (de aproximação inicial, frequentação esporádica; aprofundamento, ampliação; realização em colaboração ou independente, com ou sem apoio de recursos variados – letras móveis, p.e. – entre outros.); finalidades do projeto educativo, as quais apresentam necessidades de ensino e de aprendizagem.
Matemática
Dominar os conteúdos relacionados às áreas de conhecimento
(Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais) objetos da atividade docente.
Conteúdos:
A construção do Conhecimento Matemático
Competências
Compreender os processos de construção do conhecimento matemático, valorizando suas aplicações práticas e também seu caráter abstrato.
Usar a resolução de problemas e a investigação como eixos metodológicos para a exploração dos diferentes temas matemáticos, valorizando as estratégias pessoais de seus estudantes e sabendo fazer intervenções que conduzam à análise de estratégias mais eficientes.
Habilidades
Propor situações de aprendizagem por meio das quais os estudantes compreendam que a construção de conhecimentos matemáticos, não se dá como imposição de regras e de procedimentos, mas como fruto de experimentações, levantamento de hipóteses, validações.
Identificar estratégias dos estudantes.
Relacionar estratégias utilizadas pelos alunos na resolução de problemas a intervenções adequadas do professor.
Conteúdos matemáticos e didáticos:
Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal, Números Racionais nas suas representações fracionária, decimal e percentual, Operações com Números Naturais e Racionais, Espaço, formas tridimensionais e bidimensionais, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação
Competências
Conhecer e utilizar os conteúdos matemáticos previstos nas Orientações Curriculares do Estado de S Paulo para o Ciclo I.
Buscar a ampliação de conhecimentos didáticos relacionados ao ensino e à aprendizagem, atualizando-se em relação aos resultados de pesquisas na área de Educação Matemática.
Utilizar resultados de pesquisas, na área da educação matemática, ligados à construção dos números naturais e racionais, aos campos aditivo e multiplicativo, à resolução de problemas, aos obstáculos epistemológicos e didáticos, à construção de conhecimentos geométricos, métricos e estatísticos para a elaboração de situações de ensino.
Habilidades
Selecionar atividades a serem realizadas por estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que evidenciem aplicações práticas do conhecimento matemático, ligadas ao seu cotidiano, mas também as que busquem especulações de caráter mais abstrato.
Procurar regularidades, fazer conjecturas, formular generalizações e organizar logicamente o pensamento para a resolução de problemas matemáticos.
Utilizar para o preparo de seus planos de ensino os resultados de pesquisa ligados especialmente à construção dos números naturais e racionais, aos campos aditivo e multiplicativo, à resolução de problemas, a obstáculos epistemológicos e didáticos, à construção de conhecimentos geométricos, métricos e estatísticos.
Analisar a coerência de atividades didáticas com as indicações produzidas em pesquisas na área de Educação Matemática.
Selecionar e utilizar diferentes recursos didáticos, ajustando-os às necessidades de aprendizagem dos estudantes.
Conteúdo:
O uso de recursos didáticos
Competência
Apropriar-se de recursos tecnológicos (calculadora, softwares, objetos de aprendizagem etc.) que possam contribuir para seu desenvolvimento profissional e para sua atuação em sala de aula, explorando-os em prol da aprendizagem dos estudantes.
Habilidade
Selecionar recursos didáticos e tecnológicos que potencializem a construção de conhecimentos matemáticos pelos estudantes e propiciem aprendizagens significativas nas aulas de Matemática.
Gerenciar a classe, organizando o tempo, o espaço e o agrupamento dos estudantes, de modo a potencializar as aprendizagens.
Conteúdo:
Gestão da sala de aula de matemática
Competências
Comunicar-se matematicamente por meio de diferentes linguagens (natural, gráfica, figural) explorando diferentes registros de representação e sabendo realizar conversões entre eles.
Utilizar as hipóteses que os estudantes formulam sobre idéias e procedimentos matemáticos para fazer intervenções que façam os alunos avançarem em seu processo de aprendizagem.
Habilidades
Reconhecer a importância de incentivar os estudantes a se comunicarem nas aulas de Matemática, fazendo uso da leitura e da escrita, de desenhos, de gráficos, de tabelas e outros recursos de comunicação.
Identificar boas situações em que os alunos possam expor as hipóteses que formulam sobre idéias e procedimentos matemáticos.
Avaliar a aprendizagem dos estudantes através de estratégias diversificadas e utilizar a análise dos resultados para reorganizar as propostas de trabalho.
Analisar e utilizar o resultado de avaliações externas e de estudos acadêmicos para reflexão sobre suas ações reconhecendo pontos que necessitam mudanças.
Conteúdo:
Avaliação em Matemática
Competência
Analisar estratégias pessoais das crianças.
Habilidades
Utilizar análise dos erros e acertos das crianças para verificar sua compreensão dos conteúdos matemáticos.
Eleger estratégias de ensino a partir de resultados de avaliação.
Avaliar a eficiência de situações didáticas para a aprendizagem dos estudantes, envolvendo diferentes conhecimentos presentes no currículo escolar.
Conteúdo:
Didática da Matemática
Competência
Utilizar critérios para selecionar e organizar atividades matemáticas a serem realizadas pelos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.
Habilidade
Identificar critérios para elaborar ou utilizar situações didáticas adequadas aos objetivos de aprendizagem que pretende atingir, articulando os diferentes conteúdos matemáticos em variadas modalidades organizativas.
Conhecimentos Gerais (História, Geografia e Ciências)
Dominar os conteúdos relacionados aos temas sociais urgentes (saúde, sustentabilidade ambiental etc.) objetos da atividade docente e informar-se sobre os principais acontecimentos da atualidade que provocam impactos sociais, políticos e ambientais reconhecendo a si mesmo como agente social e formador de opinião no âmbito de sua atuação profissional.
Dominar os conteúdos relacionados às áreas de conhecimento
(Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais) objetos da atividade docente.
Pautar decisões e escolhas pedagógicas por princípios éticos democráticos de modo a não reproduzir discriminações e injustiças.
Conteúdos:
Cultura e sociedade e ambiente
Competências
Compreender o processo histórico de formação da sociedade, da produção do território, da paisagem e do lugar no Brasil.
Compreender a sociedade, seus conflitos e sua dinâmica considerando fatores que a constituem, tais como etnias, cultura, economia, manifestados no tempo e no espaço e reconhecer a si mesmo como agente social.
Analisar as relações entre preservação e degradação dos ambientes naturais, tendo em vista o conhecimento da sua dinâmica e a força humana ampliada pelos novos aportes tecnológicos e econômicos que incidem sobre a natureza e conhecer formas de controle preventivo.
Habilidades
Interpretar situações histórico geográficas da sociedade brasileira referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar.
Comparar propostas para superação dos desafios sociais, políticos, econômicos e ambientais enfrentados pela sociedade brasileira, considerando os direitos humanos e a diversidade sócio cultural.
Analisar propostas de inclusão social promovidas pelas instituições sociais e políticas, considerando o respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural.
Identificar em textos ou iconografias, elementos constituintes dos diferentes grupos sociais, considerando suas práticas econômicas e/ou socioculturais.
Analisar situações problemas representativas de soluções para conflitos decorrentes de diferentes formas de discriminação presentes na sociedade.
Reconhecer a diversidade étnico-racial brasileira e suas manifestações e representações.
Identificar situações relacionadas à crise ambiental considerando os contextos: mudanças climáticas, contaminação das águas, desmatamento e perda da biodiversidade.
Propor soluções para implicações socioambientais representativas do uso intensivo das tecnologias no meio ambiente terrestre.
Propor intervenções no ambiente escolar e seu entorno visando ao controle preventivo para situações de riscos.
Vida e ambiente: ambiente natural e ambiente construído
Competência
Dominar conceitos essenciais para compreensão da temática ambiental.
Habilidades
Identificar textos e /ou figuras animais e plantas característicos dos principais ecossistemas brasileiros.
Reconhecer em cadeias e teias alimentares a presença de produtores, consumidores e decompositores.
Reconhecer as formas de obtenção de energia pelos seres vivos e fluxo de energia nos ambientes.
Reconhecer ações que promovam uso racional dos recursos.Terra e universo: o sistema Solar, Terra e Lua.
Competência
Dominar conceitos essenciais para compreensão dos fenômenos relacionados ao movimento de translação da Terra em torno do Sol: do sistema Sol, Terra e Lua da posição do Sol entre as estrelas próximas e sua posição na galáxia.
Habilidades
Identificar nomes, gráficos, símbolos e outras representações relativas ao sistema Terra-Sol-Lua, aos astros pertencentes aos Sistema Solar, às estrelas e à nossa galáxia.
Relacionar diferentes fenômenos cíclicos como a duração dos dias e anos e as estações do ano, aos movimentos do sistema Sol-Terra e suas características.
Saúde
Competência
Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.
Habilidades
Interpretar indicadores de saúde e desenvolvimento humano, como mortalidade, natalidade, longevidade, nutrição, saneamento, renda e escolaridade, apresentados em gráficos, tabelas e/ou textos.
Associar os processo vitais do organismo humano (defesa, manutenção do equilíbrio interno, relações com o ambiente, sexualidade etc.) a fatores de ordem ambiental, social ou cultural dos indivíduos, seus hábitos ou outras características pessoais.
Tecnologia
Competência
Compreender conhecimentos científicos e tecnológicos a serviço da humanidade, identificando riscos e benefícios.
Habilidade
Analisar o uso de determinadas tecnologias para solução de necessidades humanas relacionadas à saúde, moradia, transporte, agricultura, comunicações etc.

REFERENCIAIS BIBLIOGRÁFICOS

PROFESSOR PEB-I - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS (1º AO 5º ANO)

Livros e Artigos para o Professor PEB-I

CAVALCANTI, Zelia; MARINCEK, Vania. Aprender matemática resolvendo problemas. Porto Alegre: Artmed, 2001. (Cadernos da Escola da Vila, 5)
COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
COLOMER, Tereza; CAMPOS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. São Paulo: Artmed, 2002.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ,
Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. 25. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.
GERALDI, J. W. Linguagem e Ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
LERNER, D.; SADOVSKY, P. O sistema de numeração: um problema didático. In: PARRA, Cecília (Org.). Didática da Matemática: Reflexões Psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 73-155.
SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: Um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SMOLKA, Ana Luíza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita. Alfabetização como processo discursivo. 11. ed. São Paulo: Cortez; Campinas: UNICAMP, 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a Ler e a Escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2002.
VYGOTSKY, L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

Publicações Institucionais e Legais para o Professor PEB-I

PROGRAMA LER E ESCREVER – Documentos disponibilizados no site do Ler e Escrever: Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
Orientações Curriculares do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa e Matemática – Ciclo I. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
RESOLUÇÃO SE Nº 86/2007, de 19/12/2007 – Institui, para o ano de 2008, o Programa “Ler e Escrever”, no Ciclo I das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental das Diretorias de Ensino da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande Paulo. Disponível em:. Acesso em: 25 out. 2010.
RESOLUÇÃO SE Nº 96/2008, de 23/12/2008 – Estende o Programa “Ler e Escrever”para as Escolas Estaduais de Ensino
Fundamental do Interior. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
LISTA DOS MATERIAIS DO LER E ESCREVER. Disponíveis em:
aspx?alkfjlklkjaslkA=301&manudjsns=2&tpMat=0&FiltroDeNoticias=3>. Acesso em: 25 out. 2010.
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1ª série – volume 1 e 2.
Caderno de Planejamento e Avaliação do Professor Alfabetizador – 1ª série.
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 2ª série – volume 1 e 2.
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 3ª série – volume 1 e 2.
Material do Professor – Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 3ª série – volume 1 e 2.
Guia de Planejamento e Orientações Didáticas – 4ª série – volume único.
Material do Professor - Programa Intensivo no Ciclo (PIC) 4ª série – volume 1, 2 e 3.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
DECRETO Nº 51.627, de 01/03/2007 - Institui o Programa “Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade”. Disponível em:
d17b47ab83256cfb00501469/ec14042e91d12e8203257292004
ab6bc?OpenDocument>. Acesso em: 25 out. 2010.
RESOLUÇÃO SE Nº 90/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre a expansão e aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.
RESOLUÇÃO SE Nº 91/2008, de 8-12-2008 - Dispõe sobre constituição de equipe de gestão institucional para ampliação e
aperfeiçoamento do Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização, no âmbito do Programa Bolsa Formação – Escola Pública e Universidade. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2010.

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