quinta-feira, 24 de março de 2011

LIBRAS

         Olá, na Sexta da semana passada começei um curso de LIBRAS oferecido pela prefeitura e a secretaria de Educação, o curso é no Centro Educacional Armando Vidigal
         Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais. As Línguas de Sinais (LS) são as línguas naturais das comunidades surdas. Ao contrário do que muitos imaginam, as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
         Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis lingüísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
        O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
         O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
         Assim, uma pessoa que entra em contato com uma Língua de Sinais irá aprender uma outra língua, como o Francês, Inglês etc.
         Os seus usuários podem discutir filosofia ou política e até mesmo produzir poemas e peças teatrais.

O primeiro passo é aprender o alfabeto:

 
         Também pesquisei na internet e assisti esse vídeo sobre o alfabeto, isso ajuda a treinar os sinais.

         A nossa professora também pediu que como lição de casa um resumo sobre o que é bimodalismo e bilinguismo, segue abaixo:
 
Bimodalismo

É a mescla da língua natural e da língua artificial, no caso do Brasil, a mistura da Libras com o Português, o uso de sinais mais a fala, o que descaracteriza a primeira língua.

Modalidade refere-se ao modo como a língua é percebida e produzida.

Libras - modalidade visual-espacial (ou seja, eu percebo a língua pela visão e a executo no espaço) Português - modalidade oral – auditiva.

Bilinguismo

Baseia-se no reconhecimento do fato de que as crianças surdas são interlocutoras naturais de uma língua adaptada à sua capacidade de expressão (LIBRAS). Assim sendo, a comunidade surda propõe que a língua gestual oficial do seu país de origem lhes seja ensinada, desde a infância, como primeira língua. Reconhece ainda o caso de que a língua oral oficial do seu país não deve ser por ela ignorada, pelo que lhe deve ser ensinada, como segunda língua. Os bilinguístas defendem que a língua gestual deve ser adquirida, preferencialmente, pelo convívio com outros Surdos mais velhos, que dominem a língua gestual.
        Até a próxima .... se gostou comente!  

2 comentários:

  1. Fico muito contente que esteja gostando!!!!O objetivo do Centro é de fato contribuir com a formação dos educadores da rede!!!

    Silvana Freitas
    Diretora do Centro Ed.Armando Vidiga

    ResponderExcluir
  2. Olá, fico muito feliz que esteja gostando do curso, o objetivo do Centro, é de fato contribuir com a formação dos educadores da rede.
    Um grande abraço

    Sivana Freitas
    Diretora do Centro ED, Armando Vidigal

    ResponderExcluir