segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Vídeos interessantes sobre arte-educação

                   A proposta desde post era atender a um dos trabalhos da Licenciatura em Artes Visuais, no qual pedia-se que pesquisasse vídeos interessantes e criativos  sobre arte-educação, daí muito google nessa hora...
                 Pensei em mostrar trabalhos realizados por alunos, por serem a prática de professores o desafio de buscar nas novas tecnologias o uso das mídias na aulas, e inclui também um vídeo sobre uma série, que serve deformação continuada para o professor...espero que gostem e curtam!


1º Vídeo se chama  GERAÇÃO COCA-COLA,

Esse filme foi criado por alunos do 1º ano do ensino médio da escola Luiz Manoel Velozzo no Espírito Santo.

2º Vídeo - Fotografia aliada a outras artes - Caçadores da Alma

  Bom  já este vídeo é um episódio da série Caçadores da Alma que é uma abordagem da arte da fotografia, reconhecendo seus principais personagens: os fotógrafos e suas obras. Imperdivel


3º Vídeo é O Primo Basílio - adaptação do livro de Eça de Queiroz


Filme feito por alunos do 1 ano ano do Colégio Damas


sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Blog e WebQuest


Blog e WebQuest



BLOG

O Blog é uma página interativa que permite publicações em forma de diário, em ordem cronológica, permitem comentários dos internautas, eles podem ser compostos de textos, imagens, áudios, vídeos, gráficos e quaisquer arquivos multimídia. São ferramentas colaborativas e interativas onde usuários trocam informações e conhecimento cooperativamente, é uma ferramenta de fácil utilização, que não exige conhecimentos de programação, o que facilitou que milhares de pessoas publicassem suas ideias.
Os blogs educativos levam vantagem sobre as home pages pela facilidade de criação e publicação, já que atualmente não é necessário nenhum conhecimento em programação para criá-los e atualizá-los, além disso incentivam a leitura e escrita, assim como a reflexão dos alunos, pois eles passam a colaborar e cooperar uns com os outros. Possibilitam a interação com qualquer pessoa do mundo que esteja conectada favorecendo a interdisciplinaridade através do diálogo com outras formas do saber, construindo-se redes sociais e de saberes.


Quer saber mais... leia  e assista no link abaixo!

Como fazer um blog...



WebQuest




Em poucas linhas WebQuest é uma pesquisa orientada que parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, para uma pesquisa na qual algumas ou todas as informações com as quais os alunos interagem têm origem em recursos da Internet. Tal como originalmente pensada por Bernie Dodge e Tom March, uma WebQuest estimula:

a pesquisa;

a aprendizagem cooperativa;

a produção de materiais;

o pensamento crítico;

o desenvolvimento dos professores

Esta atividade requer dos alunos a síntese de novos conhecimentos mediante a concretização de uma tarefa, de forma a resolver um problema hipotético ou abordar uma questão real. À semelhança de uma aula bem planejada, uma WebQuest contribui para tornar o processo de aprendizagem mais interessante, com a vantagem de se centrar na auto-aprendizagem dos alunos, numa viagem que os poderá levar a qualquer parte do universo. Contribui para uma abordagem dinâmica, valorizando a pesquisa, estimulando os alunos a serem "investigadores criativos" e aproveitando ainda as competências que já adquiriram na Internet.
Nestes vídeos você poderá saber mais sobre como desenvolver uma WEBQUEST, é só clicar!!!
          
                                                                            
O que é WebQuest ?
Como criar uma WebQuest


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A WEB e as possibilidades de uso na Educação.




 A WEB e as possibilidades de uso na Educação.


Com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), despontam modernos ambientes de construção do conhecimento. A escola deixa e ter o papel de único transmissor de conhecimento e aprendizagem com as exigências pessoais que transbordam os muros da escola, da cidade, do país. Segundo Cruz (2008), “Por esta razão, a escola deve alterar a sua concepção tradicional e deve começar por estabelecer pontes com outros universos de informação e abrir-se a outras situações de aprendizagem”.
De forma que o avanço das tecnologias de informação e comunicação facilitou o acesso dos usuários bem como sua participação podendo exprimir ideias e opiniões acerca de qualquer informação. Procurou-se relacionar Web2.0 com a educação, com o intuito de mostrar que, através da tecnologia da informação e comunicação, a construção do conhecimento não se dá somente na escola, com a transmissão de conteúdos como é feita tradicionalmente até os dias hoje, mas que poderia haver novas fontes e formas para a aquisição desse conhecimento. Procurou-se ainda mostrar que a sociedade da informação não é mais entendida como simplesmente a internet, mas que a revolução da informação vem modificar substancialmente a educação, através de ferramentas, aplicativos e o que mais estar por vir.


terça-feira, 13 de agosto de 2013

O que é tecnologia?


  O que é tecnologia Binômio Arte -Tecnologia


            A arte, segundo Júlio Plaza, sempre deteve de alguma interatividade. Júlio Plaza, em seu artigo "Arte e Interatividade: autor-obra-recepção", divide e classifica o nível de interatividade em três aberturas diferentes, começando pela interatividade presente nas artes tradicionais e chegando à interatividade presente nas mais modernas.
            A abertura de primeiro grau, o nível mais simples de interatividade onde cada espectador analisa e interpreta a obra de uma maneira diferente. As artes que englobam essa primeira abertura são os poemas, as esculturas e as pinturas.
Já a abertura de segundo grau possui um nível de interatividade maior, pois conta com a participação do espectador e este pode interferir no resultado final da obra, como por exemplo, como os parangolés.
               A abertura de terceiro grau, é a obra eletroeletrônica, possui o maior nível de interatividade, o espectador na terceira abertura passa a ter um controle quase absoluto sobre a obra, pois adquire acesso para criar, modificar e até mesmo recriar, ou seja, abandona seu papel passivo e assume um papel ativo.

              A Arte Tecnológica apareceu com novas possibilidades. Se na arte tradicional as opções vão da representação fiel ao abstracionismo pleno, na Arte Tecnológica você pode não apenas representar, mas simular a realidade, simular comportamentos, criar mundos virtuais realistas ou abstratos, criar formas de interação bem superiores em instalações diversas, estar com sua obra presente dia e noite e no mundo todo como a WebArt ou trabalhar com mídias interativas. As possibilidades vão muito além disso.
              Para ampliar os horizontes vale a pena assistir esse vídeo,  o vídeo tem um menu interativo que permite a qualquer momento navegar por entre os menus e assistir outros vídeos.




Vídeo interativo que traz os conceitos abordados pela Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, desde sua primeira edição em 2002.

Para saber sobre todas as edições do Emoção Art.ficial, acesse: http://www.emocaoartficial.org.br/