terça-feira, 13 de agosto de 2013

O que é tecnologia?


  O que é tecnologia Binômio Arte -Tecnologia


            A arte, segundo Júlio Plaza, sempre deteve de alguma interatividade. Júlio Plaza, em seu artigo "Arte e Interatividade: autor-obra-recepção", divide e classifica o nível de interatividade em três aberturas diferentes, começando pela interatividade presente nas artes tradicionais e chegando à interatividade presente nas mais modernas.
            A abertura de primeiro grau, o nível mais simples de interatividade onde cada espectador analisa e interpreta a obra de uma maneira diferente. As artes que englobam essa primeira abertura são os poemas, as esculturas e as pinturas.
Já a abertura de segundo grau possui um nível de interatividade maior, pois conta com a participação do espectador e este pode interferir no resultado final da obra, como por exemplo, como os parangolés.
               A abertura de terceiro grau, é a obra eletroeletrônica, possui o maior nível de interatividade, o espectador na terceira abertura passa a ter um controle quase absoluto sobre a obra, pois adquire acesso para criar, modificar e até mesmo recriar, ou seja, abandona seu papel passivo e assume um papel ativo.

              A Arte Tecnológica apareceu com novas possibilidades. Se na arte tradicional as opções vão da representação fiel ao abstracionismo pleno, na Arte Tecnológica você pode não apenas representar, mas simular a realidade, simular comportamentos, criar mundos virtuais realistas ou abstratos, criar formas de interação bem superiores em instalações diversas, estar com sua obra presente dia e noite e no mundo todo como a WebArt ou trabalhar com mídias interativas. As possibilidades vão muito além disso.
              Para ampliar os horizontes vale a pena assistir esse vídeo,  o vídeo tem um menu interativo que permite a qualquer momento navegar por entre os menus e assistir outros vídeos.




Vídeo interativo que traz os conceitos abordados pela Bienal de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, desde sua primeira edição em 2002.

Para saber sobre todas as edições do Emoção Art.ficial, acesse: http://www.emocaoartficial.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário