domingo, 19 de junho de 2016
terça-feira, 14 de junho de 2016
Hipóteses da Escrita
Por isso, o professor precisa buscar descobrir o que o aluno está pensando sobre a escrita naquele momento
Hipótese Pré-silábica:
Pré-silábica é quando a criança passa a perceber que não é desenhar. O aluno neste estagio não usa as letras do alfabeto para escrever, escreve de forma garatuja (usa desenhos
.
Hipótese Silábica:
Na hipótese silábica ela já sabe que se usa letras para escrever, mas nesse momento a criança acha que usa para cada sílaba uma letrinha.
Hipótese Silábica com Valor Sonoro:
Hipótese Silábica com Valor Sonoro, a criança ainda acredita que para cada sílaba usa uma letra, mas geralmente ela relaciona o som da letra com a vogal ou consoante.
O aluno começa a perceber que para cada sílaba usa-se duas letras.
sexta-feira, 10 de junho de 2016
Obaaaaaaaaá !!! Festa Junina
Projeto Festa Junina
Alunos Atendidos: 2ª Série do Ensino Fundamental
Período: Maio/Junho.
Duração: 45 dias.
Objetivos:
· Conhecer os significados das Festas Juninas;
· Desenvolver a coordenação motora;
· Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
· Valorizar a vida no campo
· Estimular a criatividade e a imaginação
· Socializar
Desenvolvimento:
· Pesquisa
· Atividade de Português
· Atividade de Matemática
· Histórias
· Músicas
· Dramatizações
· Artes
· Sucatas
· Parlendas e Adivinhações
· Origame
· Lembrancinha
Festa Junina.
- Pesquisa
Origem da Festa Junina
Existem duas explicações para o termo festa juninas. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Brincadeiras para a festa Junina
Por Tamara Foresti
Trace uma linha de partida no chão e posicione as crianças. Cada uma deve apanhar, com uma colher, um amendoim colocado a certa distância e trazê-lo para a linha. Vence o primeiro que reunir cinco amendoins.
2.Bigode no caipira Cada criança, de olhos vendados, tentará colocar um bigode no rosto desenhado de um caipira. Faça tudo de cartolina. O vencedor será quem mais se aproximar do alvo.
3.Saci esperto Risque no chão um retângulo grande. Numa ponta, será a partida, na outra, a chegada. Elas têm de apostar uma corrida pulando num pé só.
4.Casinha junina Corte uma melancia grande ao meio e retire todo o miolo. Parta essa metade na metade, para que possa ser apoiada no chão como uma casinha. Enfeite-a com motivos caipiras. Cada criança recebe três bolinhas e procura jogá-las de certa distância dentro da casinha.
5.Corrida de sacos
Trace uma linha de partida e outra de chegada. Arrume vários sacos grandes de tecido. Cada criança tem de fazer o percurso enfiada no saco preso à cintura.
6.Barraca do beijo Você pode fazer de duas formas. Uma delas é a tradicional, com uma criança distribuindo beijos nas outras, ou com retratos na parede (pode ser o Troy, de High School Musical, A Lola, de Charlie e Lola etc).
7.Pescaria Recorte uma cartolina em formato de peixe e, onde seria a boca do animal, cole um clipe de metal com fita adesiva. Se quiser, encape com papel contact. Enterre os peixinhos em uma bacia ou piscina de areia. Para fazer a vara, amarre um barbante ou fio de nylon grosso em um galho ou graveto. Na outra ponta, amarre um clipe de metal aberto, com o formato de um anzol.
8.Arremesso em latas O objetivo do jogo é derrubar o maior número de latas possível em um arremesso. Separe 15 latas de alumínio vazias (pode ser de molho de tomate, leite condensado, creme de leite...), tomando cuidado para que não deixar pontas afiadas. Encape-as com papel camurça colorido e decore com lantejoulas. Arrume as latinhas em camadas. A base deve ter cinco latas. Em cima dela, mais quatro. Depois, 3 etc. Faça um risco no chão com cerca de três metros de distância das latas e lance a bola, que pode ser de plástico ou de meia.
9.Correio elegante Corte corações, balões e bandeirinhas de cartolina. As crianças podem escrever os bilhetes e mandar aos amigos, sem se identificar. Deixe um adulto responsável pela entrega dos recados.
Assinar:
Postagens (Atom)