AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
O uso de novas tecnologias da informação e da comunicação proporciona o repensar do processo ensino-aprendizagem.
O ensino avança na direção de um processo aberto de aprendizagem em que todos têm oportunidades de acessar bases de informações e experiências que fluem de todas as partes do mundo pela rede informatizada de comunicações.
A escola tem oportunidade de inserir meios tecnológicos no projeto educacional. Criar uma página na Internet com algumas ferramentas de pesquisa e comunicação, divulgar textos e endereços interessantes, desenvolver alguns projetos. As tecnologias são utilizadas para melhorar o que já vinha sendo feito. As novas mídias da comunicação possibilitam a interação do sujeito. Onde se pode participar ativamente do processo de comunicação. Deixa-se a posição de um leitor passivo para um leitor participativo. As mídias educam: a informação e a forma de ver o mundo predominantes no Brasil provêm fundamentalmente da televisão. O professor com o avanço no desenvolvimento das novas tecnologias no cotidiano, tem que lidar com alguns paradigmas como:
- Preparação;
- Estratégias de aprendizagem informal;
- Volume de informações;
A interatividade é a maior colaboração que as tecnologias trazem. Ela envolve a possibilidade de:
- Buscar, pesquisar e solucionar informações;
- Interromper e prosseguir de onde se parou;
- Comparar informações;
- Voltar ao que já se viu; saltar para frente; passar os olhos pelas informações;
- Marcar, anotar, cruzar referências.
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