segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - LIVRO VERDE




SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - LIVRO VERDE


A educação na sociedade da informação significa muito mais que treinar as pessoas para o uso das tecnologias de informação e comunicação, significa investir no conhecimento que permita uma atuação efetiva na produção de bens e serviços, tomar decisões, operar os novos meios e ferramentas e aplicar, criativamente, as novas mídias.
O individuo deve ser formado para “aprender a aprender”, sendo capazes de lidar com a contínua e acelerada transformação da tecnologia.
As novas tecnologias exercem uma grande atração sobre todos, de todas as classes e idades.
Essa atração pode levar a uma visão reducionista acerca do papel da educação na sociedade da informação, dando ênfase na capacitação tecnológica tão somente. Pensar a educação na sociedade da informação exige considerar vários outros aspectos, como o papel que as tecnologias desempenham na construção de uma sociedade que tenha a inclusão e a justiça social, pressupondo a formação para a cidadania e para a democratização dos processos sociais. As tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas para integrar a escola com a comunidade.
Formar um cidadão não significa “preparar o consumidor”, mas capacitar as pessoas para tomar decisões e para a escolha informada acerca de todos os aspectos na vida em sociedade, o que exige acesso à informação e ao conhecimento.
O uso de tecnologias de informação e comunicação em educação enfrenta um grande desafio: a implantação de uma infra-estrutura adequada em escolas e outras instituições de ensino. Computadores, dispositivos especiais e software educacional, conectividade em rede e viabilização da internet são necessários, mas do ponto de vista econômico, pouco atraente.
As tecnologias de informação associadas à disseminação da Internet nos últimos anos fez ressurgir o interesse na Educação a Distância, como mecanismo complementar, substitutivo ou integrante do ensino presencial. Este interesse se explica pelo fato de possibilitar o aumento considerável da audiência de um curso ou palestra, tanto no tempo como no espaço e possibilita o compartilhamento de recursos de ensino entre instituições, mesmo que situadas em locais afastados entre si.
Um dos desafios da inserção das tecnologias de informação e comunicação é a formação tecnológica. A alfabetização digital precisa ser promovida em todos os níveis de ensino, do fundamental ao superior, por meio da renovação curricular para todas as áreas de especialização, de cursos complementares e de extensão e na educação de jovens e adultos.
 Finalmente, a aplicação de tecnologias de informação e comunicação em quaisquer outras áreas (não próximas de tecnologias de informação e comunicação), tais como saúde, transportes, biologia etc., demanda a participação de profissionais dessas áreas, mas com conhecimentos aprofundados em tecnologias de informação e comunicação, que transcendem em muito o nível de alfabetização digital.

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